Astrologia

Simbolos Signos

               Desde o início dos tempos, o homem sempre se admirou com o Universo. Com o passar do tempo a curiosidade e a imaginação auxiliou o homem a visualizar e criar imagens tendo as estrelas como guia. Em toda sua existência, o ser humano sempre teve em seu interior a crença em tudo o que é místico, e até a aproximadamente 5.000 anos atrás não existia uma diferença entre o que seria a ciência, a cultura e a crença em algo sobrenatural. O homem olhava as coisas que não entendia ou conhecia como algo místico. E foi a curiosidade em sua busca para saber onde se encontra na ordem do Universo que fez com que o homem começou a observar e relacionar certas coisas da Natureza com sua própria existência. Essa observação levou o ser humano a associar certos acontecimentos, principalmente aqueles apresentados em sua observação do Universo com o seu dia a dia.

               Começou-se assim a estudar essa relação, o que deu início à ciência propriamente dita. E isso levou o ser humano a separar o que estava relacionado à crença das observações que poderiam ser comprovadas. Surgiu assim a figura que ainda hoje conhecemos como cientista. Porém, mesmo com a ciência dando passos gigantescos nas suas descobertas e explicações dos diversos fenômenos, ainda não se tem uma noção precisa de como ou quando surgiu o estudo da astrologia. Através do movimento das estrelas, juntamente com as ocorrências do dia a dia, o homem conseguiu ver a associação entre o Universo e o que acontecia dentro de si próprio. A partir dessa observação, essa associação passou a fazer parte integrante de diversas culturas e diversos caminhos, incluindo aqueles que são considerados mágicos.

               Surgiram vertentes de estudo que levaram o homem a buscar não só a explicação do que acontecia no exterior como em seu próprio interior. Estudiosos da parte mística e esotérica, bem como da espiritualidade em geral denominaram essa vertente como Magia. E antes que a própria Magia se firmasse, a própria Mitologia deu sua contribuição para as interpretações no que diz respeito às constelações, planetas, etc. Essa foi a primeira noção no que se refere ao zodíaco e a astrologia como uma forma de estudo. A Grécia teve uma importância vital na divulgação da astrologia como ciência, sendo criada escolas. Foi na Grécia ainda que, através dos grandes mestres como Ptolomeu e Aristóteles entre tantos outros, que surgiu o conceito de Signo Ascendente, que deu origem ao Horóscopo.

               Antes da popularização da astrologia, reis e pessoas poderosas, com recursos quase ilimitados, a usavam como instrumento para nortear determinadas ações e decisões importantes. Com o passar do tempo, a astrologia foi disseminada através de países e povos diversos como os Árabes e Egípcios onde pessoas de renome como Hermes Trimegistro popularizaram o conhecimento. Mas mesmo algo baseado na ciência possui seu momento considerado negro. E isso acabou por desvincular a astrologia da astronomia, quando passou a ser considerada meramente como uma forma de entretenimento, principalmente porque a base que dava um suporte palpável à astrologia foi jogada para o esquecimento. Com o passar do tempo, o conhecimento antes esquecido, novamente veio à luz e hoje existem muitos astrólogos de renome que lançaram livros trazendo de volta o interesse por essa área. Cada um deles trouxe uma nova visão, em muitos aspectos diferentes uma da outra, às vezes somente com conceitos distintos de uma mesma visão. E hoje a Astrologia é bem difundida e, quando bem orientada, ajuda a traçar um caminho que pode ser trilhado para ajudar cada um a se encontrar.

               As informações que disponibilizo são bem genéricas e, caso tenha interesse em algo mais profundo, procure alguém sério que faça o seu Mapa Astral de forma completa. Ou procure ler livros e sites sobre o assunto que podem te ajudar. Algumas das imagens na descrição dos signos foram retiradas do site: DeviantArt – The Largest Online Art Gallery and Community


Marcelo Sette Câmara

Psicoterapeuta Holístico e Tarólogo

CRT: 43.067