Exercícios dos Pentagramas

Exercicios-Mentais

               Todos os exercícios devem ser feitos sentados ou deitados, em uma posição confortável. O início de todos os exercícios é padrão, com o relaxamento, a respiração e a centralização:


  • Feche os olhos e respire profundamente;
  • Visualize uma luz azul envolvendo seu corpo;
  • Sinta a luz azul penetrando em seu corpo por todos os lados;
  • Sinta uma paz te envolvendo;
  • Visualize um fio de luz branca saindo de seu cérebro e descendo pela coluna;
  • Sinta essa luz criar uma conexão com a terra.


               Magia da Alma

               Auto Conhecimento


               Este é um exercício de extrema importância, principalmente pelo objetivo a ser alcançado ao final. Devemos buscar, antes de mais nada, o conhecimento de nós mesmos para que nosso caminho dentro da Magia se inicie sem que nos “pregue peças” no futuro. Para que venhamos a nos conhecer realmente, devemos conhecer tanto nosso lado positivo quanto o negativo, e nada melhor para isso do que adotar um Diário. Mas o que vem a ser um Diário? Pode ser um caderno comum, pautado ou não, que pertence somente a você. Devido à sua natureza, não deve ser mostrado a ninguém, nem mesmo à pessoa que você mais ama, pois é extremamente pessoal. O importante é ser realmente fiel e crítico, mesmo duro, consigo mesmo para que o efeito seja o desejado. Comece separando o diário em três partes distintas e as nomeie da seguinte forma:


  • Pontos Negativos;
  • Pontos Positivos;
  • Análise.


               Pontos Negativos: Busque tomar nota de todos os seus pontos negativos, desde seus defeitos, hábitos, paixões, impulsos ou traços desagradáveis de seu caráter. Nessa parte você deve ser fiel consigo mesmo, e evitar “camuflar” pontos que são negativos. Volte atrás no tempo, até onde sua memória permitir, visualize os fatos marcantes de sua vida e anote tudo o que você considerar como negativo, mesmo os fatos mais insignificantes. Veja onde estão seus defeitos e em que você errou em uma determinada situação. Veja as repercussões que seus atos nessas situações levaram. Caso os pontos negativos se repitam em situações diferentes, anote-os também, mesmo em duplicidade.

               Quanto mais você descobrir melhor. Nada deve permanecer oculto ou velado. Lave a sua alma até que se purifique totalmente, dê uma boa varrida em tudo que é negativo. Para tanto, dedique alguns minutos de seu tempo, pela manhã e à noitinha, ou nos momentos livres de seu dia. Use esse tempo para refletir e tentar descobrir se ainda há alguns defeitos escondidos, e ao descobri-los passe-os imediatamente para o papel, e que nenhum deles fique esquecido. Caso apareça um novo, desconhecido, não hesite, anote-o imediatamente. Use de uma a quatro semanas, pois o importante é que o registro seja realmente fiel.


               Pontos Positivos: Utilize o mesmo esquema acima, mas anotando seus pontos positivos. Veja as consequências positivas de seus atos e o bem que trouxeram para você e/ou para os outros. Utilize também de uma a quatro semanas, sendo o mais fiel possível.


               Análise: Nesse ponto, faça uma separação, uma triagem nos pontos negativos e positivos, separados por colunas. Nesse momento, os pontos positivos e negativos que se repetirem devem ser colocados de forma que fiquem juntos. Por exemplo, se um de seus pontos negativos é o egoísmo, e ele surgiu em vários momentos diferentes de sua vida, selecione-os e repita na análise quantas vezes for necessário. No final, quando todos os pontos negativos e positivos estiverem devidamente catalogados, você terá uma visão panorâmica de seu verdadeiro interior. E você poderá passar à segunda fase do exercício.


               Segunda parte


               Busque atribuir para cada um de seus pontos negativos e positivos um dos quatro elementos – Fogo, Ar, Terra e Água. Aqueles em que houver alguma dúvida, considere como indiferente. Não se preocupe, pois, à medida em que for fazendo o exercício, você conseguirá determinar o elemento correspondente. Use os itens abaixo como exemplo:


               Pontos Negativos


  • Fogo: Irritação, ódio, ciúmes, vingança, ira, etc.
  • Ar: Leviandade, fanfarronice, supervalorização do ego, bisbilhotice, negligência.
  • Água: Indiferença, frieza de sentimentos, transigência, negligência, timidez, teimosia.
  • Terra: Preguiça, falta de consciência, lentidão, melancolia, etc.


               Pontos Positivos


  • Fogo: Atividade, entusiasmo, determinação, ousadia, coragem, etc.
  • Ar: Esforço, alegria, agilidade, bondade, prazer, otimismo, etc.
  • Água: Sensatez, sobriedade, compaixão, serenidade, perdão, Ternura.
  • Terra: Atenção, perseverança, escrúpulo, pontualidade, responsabilidade, etc.


               Depois de tudo feito, use a semana seguinte e reflita sobre cada um dos elementos e divida-os em três grupos. No primeiro coloque os defeitos mais evidentes, que possuem mais força e que surgem na primeira oportunidade ou ao menor estímulo. No segundo grupo coloque aqueles defeitos que surgem mais raramente e com menos força. E no terceiro coloque aqueles defeitos que chegam só de vez em quando e em menor escala. Repita o procedimento para os pontos positivos.

               Assim você terá dois Espelhos Astrais da alma, um negro com as características ruins, e um branco com os traços bons e nobres do seu caráter. Esses dois espelhos mágicos devem ser considerados como dois autênticos Espelhos Ocultos, e ninguém tem o direito de olhar para eles. Caso lhe ocorra, ao longo do seu trabalho de evolução, mais uma ou outra característica boa ou ruim, ainda poderá incluí-la sob o elemento correspondente. Esses dois espelhos mágicos dão ao Mago a possibilidade de reconhecer, com bastante precisão, qual dos elementos é o predominante em seu caso, o espelho branco ou negro.

               Esse reconhecimento é necessário para alcançar um equilíbrio mágico e o benefício que se obtém através desse Diário, é que você (se for honesto consigo mesmo na execução do exercício) passará a se conhecer de uma forma mais completa, e poderá trabalhar tanto seu lado negativo como o positivo, o que o ajudará a crescer de uma forma mais completa. Além disso, você aprenderá a reconhecer os momentos em que poderá trabalhar o Pentagrama na interferência de sentimentos negativos que podem prejudicar, de alguma forma, seus resultados. Esse exercício também dará a você um ponto de partida para conhecer e trabalhar seu “lado negro”.


               Controle, Disciplina e Domínio do Pensamento


               Controle do Pensamento


  • Relaxe todo o corpo;
  • Permaneça de olhos fechados;
  • Observe seus pensamentos;
  • Sem, contudo, se fixar em nenhum;
  • Permita que eles venham e que vão sem preocupações;
  • No início os pensamentos virão em grande quantidade;
  • Sem controle;
  • Com situações do dia a dia;
  • De seu trabalho;
  • De preocupações gerais;
  • Visualize-se como um simples observador;
  • Que permanece em silêncio;
  • Livre e independente;
  • Simplesmente observe.


               O objetivo desse exercício é aprender a observar seus próprios pensamentos com uma visão externa à sua própria visão interior. Sua simplicidade é mera aparência, pois o pensamento, por nos pertencer, é sempre visto na primeira pessoa, no ‘eu’, ‘meu’, etc. Isso sem contar que no início a velocidade com que os pensamentos virão e irão embora, vai fazer com que você sinta uma grande dificuldade de captação. O objetivo é aprender a ver os pensamentos como se você fosse uma outra pessoa. Assim você conseguirá uma visão diferente de você mesmo. Esse exercício deve ser feito todos os dias pela manhã ao acordar e à noite antes de dormir. Comece o exercício no primeiro dia por aproximadamente 4 minutos, aumentando 1 minuto a cada dia durante uma semana.


               Disciplina do Pensamentos


               Agora que aprendemos a controlar nossos pensamentos, vamos aprender a evitar que pensamentos insistentes ou indesejados surjam em nossa mente em momentos inconvenientes. Por exemplo, ao retornarmos à nossa vida privada e familiar, devemos estar em condições de evitar as preocupações ligadas ao nosso trabalho profissional. Todos os pensamentos que não pertencem à nossa vida privada devem ser desligados e devemos imediatamente nos transformar em outras pessoas. E o mesmo se dá no inverso, na nossa atividade profissional devemos direcionar nossos pensamentos exclusivamente ao trabalho a não permitir que se desviem para outros locais, como o ambiente doméstico, privado ou qualquer outro. Ao executar uma tarefa, seja no trabalho, em casa ou no simples lazer, devemos focar a atenção, concentrando a energia necessária para que a tarefa seja bem feita, independentemente se é uma coisa simples como pendurar um quadro, ou muito complexa como fazer a declaração de imposto de renda anual. Esse exercício deve ser feito diariamente durante uma semana. Caso ele se transforme em um hábito durante sua execução, faça-o sempre que quiser.


               Domínio do Pensamento


               Depois da semana do exercício anterior, você estará apto a seguir adiante. Escolha um pensamento ou uma imagem e ‘segure’ com a mente. Não permita que qualquer pensamento diferente interfira de alguma maneira. Permaneça com o pensamento firme, utilizando sua força mental. Comece esse exercício com 2 minutos, e durante a semana procure aumentar 2 minutos a cada dia. Não se esqueça de fazer as anotações no caderno.


               Esvaziando a Mente


               Ao executar com sucesso o exercício anterior, você estará preparado para o último exercício dessa série, que é esvaziar a mente.


  • Rejeite energicamente todos os pensamentos emergentes;
  • Em sua mente não deve haver nada, somente o vazio total;
  • Fixe esse estado de vazio total;
  • Sem se desviar;
  • Sem se distrair


               Inicie esse exercício com 2 minutos e vá aumentando 2 minutos a cada dia durante a semana. Não pense que esse exercício, por ser pequeno, é fácil de ser feito, porque não é. Trazer o vazio e o silêncio para nossa mente é uma das tarefas mais difíceis de ser conseguida. Não se esqueça das anotações.


               O Corpo


               O desenvolvimento do corpo físico está ligado diretamente ao desenvolvimento do espírito. Para manter o corpo saudável, com uma aparência refrescante, pela manhã ao acordar, passe por todo corpo uma escova com cerdas macias, até que sua pele fique levemente avermelhada. Em seguida tome um banho e ao se enxugar esfregue bem o corpo para ativar mais a circulação. Seus poros vão se abrir e a respiração se tornará melhor, sem contar com os benefícios para os rins que se sentirão aliviados da sobrecarga. Você verá que o efeito é refrescante e elimina o cansaço e rejuvenesce a pele. Esse exercício é complementado pelo toque. Execute a sequência abaixo onde, através do toque que deve ser suave, fará contato consigo mesmo. Na medida em que as mãos descem contornando o corpo e o tronco se flexiona, com o devido tempo, você perceberá as mudanças físicas que ocorrem. Notará as tensões dos braços, da nuca e costas à medida que executa os movimentos. Busque ouvir seu corpo. Pode ser feito de pé, sentado ou deitado de olhos fechados.


               Primeira parte


  • Toque inicialmente o lado esquerdo com sua mão direita.
  • Comece pelo topo da cabeça, passe pela nuca, o lado do pescoço, o ombro, o braço e antebraço esquerdo até atingir a mão;
  • Repita o exercício do outro lado;
  • Faça uma respiração durante o movimento.

               Segunda parte


  • Toque as costelas, abaixo das axilas, e contorne o corpo lateralmente até atingir os pés;
  • Subir lentamente o tronco, deslizando a mão pelo tornozelo, perna e coxa pelo lado interior;
  • Repita o exercício do outro lado;
  • Faça uma respiração durante o movimento.


               Terceira parte


  • Toque o topo da cabeça com ambas as mãos;
  • Desça pelo rosto, passando pela testa, olhos, nariz, boca, queixo, pescoço, peito, seios, costelas, abdômen, órgãos sexuais, coxas, joelhos, pernas e pés;
  • Suba fazendo o mesmo;
  • Faça uma respiração durante o movimento.


               Quarta parte


  • Toque o topo da cabeça com ambas as mãos;
  • Desça pela parte de trás da cabeça, passando pela nuca, pescoço até chegar aos ombros;
  • Coloque os braços para trás, até onde alcançar, e siga descendo pelas costas até os pés;
  • Suba fazendo o mesmo;
  • Faça uma respiração durante o movimento.


               Durante os exercícios busque ter sua mente livre, voltada para o seu interior. Sinta o seu corpo ao toque de seus dedos. Tente se acostumar com o toque, ouvir o que o corpo fala. Não pressione com força, pois seu corpo é seu instrumento de vida. Esse exercício tem por finalidade você se conhecer melhor do que ninguém. Também pode ser utilizado por duas pessoas que convivem juntas e queiram se conhecer mais intimamente. Isso fará com que se aproximem mais uma da outra, se integrem mais.


               O Mistério do Subconsciente e o Pentagrama do Éter


               O ser humano possui cinco sentidos que age diretamente no consciente. Como vimos anteriormente, tanto o macro como o microcosmo possuem seus opostos. Podemos assim considerar que o oposto do consciente é o subconsciente. O consciente é representado pelo pensamento, sentimento, vontade, memória, razão, compreensão. O subconsciente é representado pelo instinto, impulso, paixões incontroláveis. O subconsciente é o que impulsiona o desejo e o trabalho com o Pentagrama se utiliza do desejo para se tornar mais eficaz. O objetivo da primeira série de exercícios permite que se aprenda a controlar o consciente para que a comunicação com o subconsciente se torne possível.

               O conceito espaço e tempo está presente no consciente do ser humano. Já no subconsciente não existe esse conceito, pois é considerado o mundo das origens onde o tempo e o espaço não exercem qualquer influência. Ao enviar um comando para o subconsciente, devemos levar em consideração que não devemos enviar o conceito de espaço e tempo, pois poderá surtir um efeito contrário ao desejado. Por exemplo, se você tem o desejo de parar de fumar não mande para o subconsciente a mensagem “Decidi que amanhã pretendo parar de fumar”. Tirando o conceito de tempo, devemos enviar a mensagem “Eu não fumo”. Essa é a chave para se enviar uma mensagem do consciente para o subconsciente, principalmente ao se trabalhar o Pentagrama. Um dos motivos de não dormir com pensamentos negativos diz respeito também ao subconsciente. Ao deitar e entrar em estado sonolento, nossas defesas se ‘desligam’ e o subconsciente recebe livremente as mensagens que são enviadas pelo consciente e começa a trabalhar para torná-los realidade.


               Exercício de Concentração


               Visual


               Coloque à sua frente o pentagrama, pode ser utilizada uma imagem. Visualize a imagem saindo do papel e tomando uma forma física à sua frente. Mantenha a imagem o maior tempo possível. Caso algum outro pensamento tente invadir o pensamento, exclua-o. Comece com a imagem de invocação do Pentagrama do Ar. Quando você sentir que a visualização está forte o suficiente, e que mantém a visualização pelo tempo que deseja, passe para a imagem de banimento do Pentagrama do Ar. Repita com todos os outros Elementos, inclusive com o Éter. Comece esse exercício por cinco minutos e vá aumentando gradativamente a cada dia até atingir 30 minutos no mínimo.


               Equilíbrio dos Elementos


               No exercício Auto Conhecimento, você criou um Diário onde anotou seus pontos positivos e negativos, e os transformou em um dos Elementos. Os dois espelhos da alma são a representação energética de seu ser, e através dos Elementos que estão em excesso ou em escassez poderá saber qual o Pentagrama deverá ser trabalhado para que seu corpo volte a ter harmonia. Utilize sua força de vontade para dominar, através dos Elementos, suas características mais influentes, de acordo com os espelhos da alma. Esse exercício se torna importante para o trabalho com o Pentagrama, pois qualquer que seja o objetivo deve-se estar em perfeita harmonia interior e ter segurança.


               O Domínio do Corpo


               Esse exercício tem como finalidade aprendermos a controlar nosso corpo, desenvolvendo a força de vontade de forma que possamos utilizar nosso corpo como ferramenta no trabalho com o Pentagrama em qualquer situação. Para aprendermos a dominar o corpo, devemos começar por uma coisa básica: aprender a sentar corretamente. Se sente em uma cadeira mantendo a coluna ereta. Até que se acostume, pode se encostar, porém mantenha as costas eretas. Deixe seus pés e joelhos juntos, em um ângulo reto. Busque se sentir livre, sem qualquer tensão muscular e coloque suas mãos sobre as coxas. Feche os olhos e visualize seu corpo ereto e relaxado. Inicialmente você vai se sentir desconfortável pois seu corpo não está acostumado à posição, mas obrigue-se a permanecer sentado. Mais uma vez não confunda a simplicidade do exercício com algo fácil. Comece com 5 minutos e vá aumentado 2 minutos diariamente até atingir 30 minutos.


               Mudança


               Tente provocar mudanças em sua vida. Não precisa ser radical, basta um pouco a cada dia, e você notará a diferença que isso provoca, não só em você, mas à sua volta. O viver significa correr riscos constantes, e se não conseguirmos sair de nossa rotina diária passaremos nossa vida com medo de arriscar o que realmente vale a pena ser arriscado. Por isso, mude, mas começando aos poucos, já que a direção é mais importante que a velocidade. Comece sentando-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa. Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua. Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus. Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os Seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias. Tire uma tarde inteira para passear livremente na praia, ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos.


               Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma no outro lado da cama, depois, procure dormir em outras camas. Assista a outros programas de tv, compre outros jornais, leia outros livros, viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade. Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija a postura. Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor, a nova vida.

Tente.

               Busque novos amigos. Tente novos amores (se não for casada/o). Crie novas relações. Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental, tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares. Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes. Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias. Jogue os velhos relógios, quebre delicadamente os despertadores.

               Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros, visite novos museus. Mude. Lembre-se de que a Vida é uma só. E pense seriamente em arrumar um outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano. Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, se possível sem destino. Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa. O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia. Só o que está morto não muda!  Repita por pura alegria de viver: A salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale a pena!